Queremos ser um ponto de encontro entre pacientes, médicos, fontes e acionistas.
Atrair e manter os melhores médicos, colaboradores, fontes fornecedores, criando um ponto de encontro confiável para oferecer saúde e bem-estar e familiares.
Ser o grupo de saúde preferencial para pacientes, médicos e fontes praças e segmentos onde atuamos, gerando o maior retorno sustentável do setor de investidores.
Contamos com diversas iniciativas da chamada “ESG” (iniciativas de meio-ambiente, sustentabilidade e governança) em nossas operações regionais, como, por exemplo, a adoção de 10 princípios éticos da saúde (EPiHC) do International Finance Corporation (”IFC”) e o desenvolvimento do Código Ético de Conduta.
A fim de verificar constantemente a nossa performance, utilizamos uma série de indicadores de desempenho que são atrelados aos sistemas de remuneração variável da Companhia. Começando pelo CEO da Companhia, e passando por todas as camadas do nosso organograma, todos os nossos executivos tem metas ligadas ao desempenho financeiro, o desempenho assistencial, o clima entre nossos profissionais, a satisfação de pacientes e médicos que utilizam o nossos sistema, e (ainda em adoção) os resultados dos desfechos dos procedimentos realizados nas nossas dependências.
A seguir, destacamos alguns dos principais indicadores, bem como apresentamos alguns dos nossos resultados obtidos até aqui.
Com o objetivo de medir a lealdade e satisfação dos clientes, utilizamos o Net Promoter Score – NPS. Nosso NPS total médio passou de 58 em 2018 para 65 em 2020, demonstrando ampla evolução em todas as nossas frentes. Em nosso hub de Campinas, possuímos um NPS de 68 para os médicos e 67 para os pacientes, ambos em 2020 versus 59 para médicos e pacientes em 2018.
Anualmente aplicamos uma pesquisa para avaliar o clima organizacional, a qual aborda temas como Ética, Liderança, Segurança, etc. Em 2019, o resultado global da pesquisa apontou um índice de 68, bastante satisfatório para o estágio atual da Companhia.
A principal metodologia que usamos para medir o desfecho do paciente é a ICHOM (International Consortium for Health Outcomes Measurement). Essa metodologia visa medir a recuperação do paciente não somente do internamento até a alta hospitalar como também o resultado após o tratamento. Por se tratar de um processo inovador, estamos em processo de implementação gradual, já incluindo os seguintes “Standard sets Insuficiência Cardíaca (IC), Osteoartrose, incluindo protocolo de transfusão segura, COVID, Prótese de Quadril, Cirurgia Bariátrica, AVC (acidente vascular cerebral – esse em implantação). Em alguns casos, como no procedimento de IC (Insuficiência Cardíaca), já acompanhamos cerca de 160 pacientes, com resultados bastante encorajadores.
Monitoramos mensalmente a qualidade dos nossos atendimentos por meio de um painel com mais de 20 indicadores chave para o nosso negócio divididos entre as seguintes categorias: Fluxo do paciente, segurança, desempenho de protocolos e assertividade de prontuários. Destacamos abaixo alguns dos nossos principais indicadores: Tempo médio de permanência (dias hospitalizado), tempo médio de permanência em UTI, taxa de reinternação pelo mesmo motivo, Taxa de Mortalidade e Taxa de mortalidade Institucional (>=24h depois da internação).
Os dez princípios éticos em saúde EPIHC – IFC
A Hospital Care é signatária, em todas as suas unidades de negócio, dos Princípios Éticos em Saúde da Corporação Financeira Internacional (EPiHC – IFC). Os 10 princípios são:
- Respeitar leis e regulações;
- Contribuir de forma positiva na sociedade;
- Promover altos padrões de qualidade;
- Conduzir negócios de maneira responsável;
- Respeitar o meio ambiente;
- Garantir os direitos dos pacientes;
- Garantir a segurança das informações e o uso responsável dos dados;
- Prevenir a discriminação, assédio moral e bullying;
- Proteger e empoderar o staff;
- Apoiar práticas éticas e prevenir danos.
Diretrizes Temáticas de Sustentabilidade
- Desenvolvimento humano e diversidade
- Qualidade assistencial, segurança e experiência do paciente
- Governança, ética, integridade e transparência
- Inovação, tecnologia, pesquisa e ensino em saúde
- Prevenção, promoção, educação e bem estar em saúde
- Geração e descarte de resíduos
- Relacionamento com as fontes pagadoras e investidores
- Engajamento do corpo clínico
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
A Hospital Care está engajada na busca de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Com base nos resultados da matriz de materialidade da empresa, foram priorizados oito ODS relacionados aos temas materiais:
Clique aqui para acessar a Política de Sustentabilidade, aprovada pelo Conselho de Administração em 17 de fevereiro de 2021, que tem por objetivo estabelecer e difundir a filosofia de sustentabilidade da Companhia, bem como definir os compromissos, diretrizes e orientações para gerir suas atividades de forma sustentável, considerando os pilares da responsabilidade social e responsabilidade ambiental.